sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O CONSUMO DE TABACO AUMENTA ENTRE AS MULHERES.




O Brasil e o México são os dois países com mais fumantes na América Latina, enquanto em nível mundial estão Rússia e China.



O estudo é o primeiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) que analisa os esforços internacionais para controlar a chamada "epidemia do tabaco", que mata 5,4 milhões de pessoas ao ano, e que em 2030 será responsável pela morte de oito milhões. Segundo os dados atualizados do relatório, um bilhão de pessoas consomem cigarros. A fumaça polui o ar que metade das crianças do planeta respira.

Segundo o estudo, a maioria das mulheres ainda não fuma, o que as transforma em um novo mercado potencial. Por enquanto, a relação é de uma mulher fumante para cada três homens, "mas no grupo entre 13 e 15 anos essa proporção já é de um para um", disse Armando Peruga, um dos autores do relatório. Estima-se que, em 20 anos, ambos os grupos estejam fumando igualmente, ele também afirma que são "destacáveis" os esforços de Brasil e Chile na luta contra o tabaco na América Latina.

O analista da OMS afirmou, porém, que o Uruguai é atualmente o país-modelo na luta contra o fumo, por ter aplicado o maior número de medidas recomendadas pelo órgão (quatro, de um total de seis), o que resultou na diminuição de 30% da venda de cigarros. Na Europa, Irlanda, Reino Unido, Noruega, Austrália e Nova Zelândia são os países mais avançados neste tema.

Lembrando :
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais freqüentemente quando a mulher grávida fuma.

Veja aqui un vídeo de 30 segundos falando no Fumo e a Gravidez.

http://br.youtube.com/watch?v=HFYfDN5j_2g

E o nosso blog lembra que dia 11 desse mês(feverreiro 2008) entra em vigor a lei 9.294, de 1996, onde Bares, restaurantes, boates, hotéis e até mesmo motéis tornam-se livres do fumo. Um convênio entre a Secretária de Saúde, a Procuradoria Regional do Trabalho e a Vigilância Sanitária obriga o cumprimento da lei. Lembrando aos proprietários dos estabelecimentos que as multas podem chegar a R$ 400 mil.



Por- John Bigu

Nenhum comentário: