domingo, 3 de fevereiro de 2008

O CARNAVAL DE PERNAMBUCO TEM:



Maracatu de baque solto ou rural.




Ao contrário dos maracatus de baque virado ou nação, o maracatu de baque solto ou maracatu rural não tem suas origens em cortejos de reis africanos. Ele nasceu na segunda metade do século passado e deve ser uma transformação dos grupos chamados Cambindas (brincadeira masculina, homens travestidos de mulher). Os maracatus de baque solto podem ser vistos como uma fusão de elementos dos vários folguedos populares. São famosos nas cidades próximas aos engenhos de açúcar como Goiana, Nazaré da Mata, Carpina, Palmares, Timbaúba, Vicência etc, durante o Carnaval. O cortejo do maracatu de baque solto diferencia-se primeiramente do maracatu tradicional, pela ausência do rei e da rainha.
O Caboclo de lança tem o destaque de sua indumentária na gola bordada e no surrão. A gola de sua fantasia, feita em tecido brilhante, de cores vivas, é totalmente rebordada com vidrilhos e lantejoulas. A gola representa o maior orgulho e a vaidade do caboclo de lança, sendo quase sempre confeccionado por sua companheira, durante o ano inteiro, sendo fruto de todas as suas economias. O Surrão é como se fosse uma bolsa, é confeccionado em couro de carneiro, cobrindo uma estrutura de madeira, onde são presos chocalhos, sendo colocado na altura das nádegas, daí também chamar-se estas figuras de Bunda-alegre e Bunda-de-guiso, provocando um barulho forte e primitivo quando da evolução dos caboclos de lança.


Veja a evolução de um Maracatu Rural de Aliança-PE em video.( http://br.youtube.com/watch?v=zfdsm4Q4yJE )


MARACATUS DE BAQUE SOLTO OU RURAL

Cruzeiro do Forte - fundado em 1929Águia de Ouro - fundado em 1933
Leão da Aldeia - fundado em 1935
Cambinda Estrela de Paudalho - fundado em 1935
Estrela da Tarde - fundado em 1942
Estrela de Ouro - fundado em 1963

Estes são alguns dos Maracatus de Baque Solto encontrados hoje em plena atividade nos carnavais de Pernambuco.




Fontes- http://www.pernambuco.com/carnaval/2004/ritmos.html

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=309&textCode=885&date=currentDate



Nenhum comentário: