quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O CARNAVAL DE PERNAMBUCO CONTINUA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS COM BACALHAU, BATATA E MUITO BOI.




Bacalhau do Batata e Boi de Carnaval em Plena Quarta-Feira de Cinzas.


Em plena quarta-feira de cinzas em olinda, sai do Alto da Sé às 11h o Bacalhau do Bata, encerrando o desfile só à tarde, em frente à prefeitura. Orquestras e passistas de frevo, maracatus e bonecos gigantes participam do evento.

O Bacalhau do Batata é uma agremiação popular que existe desde 1965, quando o garçom Isaías Ferreira da Silva, conhecido como Batata, decidiu que merecia brincar o carnaval, depois de quatro dias suando a camisa como garçom e vendo os outros se divertirem.

Nesta quarta, além do Bacalhau do Batata, mais 28 blocos saíram às ruas, entre eles o Bicho Maluco Beleza, do cantor Alceu Valença.
Dona Dá


E toda quarta-feira de cinzas na rua da Boa Hora em olinda, tem encontro de bois enfrente a casa de Dona Dá. Vários bois desfilam pelas ladeiras e no final da tarde em diante todos se encontram por lá.

Boi da Gurita Seca
Boi da Macuca
Boizinho Alinhado
Boi Cara de Sapo
Entre outros.

Veja um video do Boi da Macuca desfilamdo pelo Recife antigo em pleno carnaval


BOI DE CARNAVAL


*A brincadeira aparece no carnaval como uma forma derivada do Auto de Natal que representa a morte e ressurreição do Boi. Embora nele se notem algumas influências européias, sua estrutura, seus temas, seus tipos e sua música são essencialmente brasileros.Por ser uma manifestação ingênua, e sem muito luxo, o Boi vem resistindo com dificuldades a um tempo de grandes espetáculos visuais. O colorido, o improviso e a alegria da evolução dos personagens caracterizam essa manifestação extraordinária. A agremiação algumas vezes sai com mais de cinqüenta figuras e faz a alegria das classes mais humildes pondo em polvorosa a criançadaBrinquedo de coreografia singular, com estilos musicais de características variadas, surpreende e diversifica os festejos carnavalescos.


Bois do Carnaval:

Boi Misterioso - fundado em 1927
Boi da Cara Preta - fundado em 1950
Boi Teimoso - fundado em 1956
Boi Estrela - fundado em 1985
Boi Manhoso - fundado em 1986
Estes são alguns dos Bois de Carnaval encontrados hoje em plena atividade nos carnavais de Pernambuco.


Por John Bigu

Um comentário:

Ely disse...

Oi, John! Há algum tempo atrás Gê me falou da rádio. Achei a idéia ótima. E, agora, temos o blog. Que coisa boa! As informações são interessantes, texto conciso e bem escrito. Parabéns e sucesso! Beijos, Ely.