quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Risco de câncer da próstata é maior para negros, segundo estudo.


Homens negros que vivem na Inglaterra correm risco três vezes maior de sofrer de câncer da próstata do que brancos, segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol.

Fonte - BBC de Londres

Os negros também tendem a ser diagnosticados cinco anos mais cedo, de acordo com a análise de todos os casos registrados nas cidades inglesas de Londres e Bristol.

O responsável pelo estudo da Universidade de Bristol, Chris Metcalfe, diz que estas são as primeiras evidências produzidas na Grã-Bretanha sobre diferenças entre índices de câncer da próstata em negros e brancos.

Segundo o especialista, suspeitava-se anteriormente que homens negros demoravam mais para procurar o médico - por isso, o estágio mais avançado da doença quando finalmente diagnosticada.

"A evidência indica que os negros estavam, na verdade, se apresentando antes", afirma Metcalfe. "Há muito poucos fatores de risco conhecidos para o câncer da próstata, mas está começando a parecer que ser negro é um fator de risco."

ONGs ligadas ao câncer afirmam que a descoberta pode resultar em uma melhor assistência para grupos sob maior risco.(Leia Mais)

Nenhum comentário: