quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Cereais matinais são doces demais.


O teor de açúcar nos principais cereais matinais comercializados no Brasil "está muito acima do ideal"

Fonte - SBH.org.br

Os cereais matinais industrializados podem não ser a opção mais saudável para o café da manhã. O alerta é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que no mês passado analisou os rótulos de 13 cereais e concluiu que esse tipo de alimento contém, de maneira geral, açúcar demais e fibra de menos.

Numa porção de 30 gramas, o açúcar chega a responder por 13 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário não ultrapasse os 50 gramas. Considerada a orientação de se fazerem seis pequenas refeições ao longo do dia, o açúcar no café da manhã não deveria passar de 8,3 gramas.

A dose fica ainda mais doce quando os flocos do cereal são misturados ao leite e o café da manhã inclui ainda geléias e achocolatados.

A função do açúcar - um tipo de carboidrato - é fornecer energia ao corpo. O problema é que ele é absorvido rapidamente. Isto é, as células recebem açúcar demais e não conseguem consumir tudo de uma vez. O excedente, em vez de virar energia, é armazenado na forma de gordura.

“O açúcar é um dos grandes vilões na epidemia de obesidade”, afirma a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso).

Os cereais menos recomendados são aqueles que recebem cobertura de açúcar e mel. Uma porção de 30 gramas de cereais pode ter 13 ou 2,4 gramas de açúcar. A diferença depende da presença ou não da camada açucarada extra. (Leia Mais)

Nenhum comentário: